domingo, 31 de maio de 2009

Atividade de Avaliação

Ola , amigas...

Hoje iniciei meu trabalho de avaliação em relação ao texto “Oralidade e Escrita” que direciona seu conteúdo as relações entre a língua falada e a língua escrita;

O texto relata que no desenvolvimento humano primeiramente se fala e depois aprendemos a ler e escrever, que todo o ser humano com perfeito condição física fala ,mas, nem todos sabem ler e escrever; E que toda a cultura humana tem sua formação de fala ,pois, não temos uma língua universal, cada nação tem sua forma de falar e de se expressar; E observamos que nesse momento ocorre a entrada da forma-não-culta de fala dentro da sala de aula, ou seja, nossos alunos estão trazendo para dentro de sala de aula a forma falada em sua classe social, na net, no seu bairro ou região.

Para avaliar essa situação basta ler ou prestar atenção em uma conversa entre os jovens e ate mesmo as crianças, eles próprios criam seus códigos, símbolos e gírias para se identificar em diversas tribos diferentes e existentes no momento. E esse estágio não e observado apenas pelos jovens, mas também pelas crianças que convivem com seus parentes, pais, irmãos ou assistem na TV , tem acesso a net e trazem esse mundo para dentro de sala de aula.

Por esse motivo observo que e extremamente necessário o ensino da forma culta da fala em sala de aula, não que deva recriminar esse aluno por falar uma gíria ou por escrever vc em vez de você, mas deve mostrar a ele a importância de se saber usar a fala culta para que seja compreendido em diversos níveis da sociedade.

A proposta de atividade em relação ao texto foi responder a um questionário de perguntas e respostas que seria trocado entre os alunos para que um possa avaliar o outro da melhor forma, eu troquei meu trabalho com minha amiga de classe Renata Cristina e foi uma experiência bem legal e diferente; Sou vendedora, não tenho muito contato com o mundo do professor que passa grande parte do tempo avaliando e corrigindo textos, mas estar do lado de cá (do lado do professor) me fez pensar, eu tive todo o cuidado de analisar o trabalho da Renata por que eu queria que ela observa-se aonde ela errou, repensasse esse erro e transforma-se ele em um acerto (acho que deu para explicar), ou seja, me imaginei nesse processo por que quando criança eu errava e minha professora tinha uma forma muito grosseira de me mostrar o erro sempre rabiscando muito meu caderno ou logo me chamando atenção de forma bruta dizendo que não erra daquela forma, ou falando “ não foi assim que eu te ensinei.” ; E minha mãe em casa seguia a mesma política e hoje sendo preparada para ser essa profissional vejo como e ruim trabalhar dessa forma.

Telam Weisz relata em um pequeno artigo encontrado na revista Nova Escola especial de Alfabetização, que um dos grandes motivos do fracasso escolar e exatamente o fracasso da avaliaçao escolar que tem como base a má qualificação do profissional de educação e essa falta de qualidade da formação se amplia para a sala de aula ,pois esse profissional acaba desenvolvendo um trabalho de baixa qualidade.

Telma relata que o professor das series inicias sempre recompensão o aluno que melhor copia, ou seja, aquele aluno que traz seus trabalhos limpos, bem copiados e que nem sempre esse aluno e aquele que vai se tornar um melhor leitor ou escritor; Que por muitas vezes o aluno que constroi um texto, formula sua propria metodologia de escrita, futuramente pode desenvolver um melhor trabalho em relação a escrita e a leitura.

O professor deve respeitar o erro do aluno, pois esse erro pode ser um momento de construção em cima do que ele esta aprendendo naquele momento.

Um comentário:

  1. Aline, as postagens que fez (atrasadas) pouco refletem um processo de aprendizagem da disciplina, de análise/reflexão. Não estão fundamentadas nas leituras dos textos. Percebe-se grande dificuldade para atender os propósitos e descritores. Aliás, o portfólio não apresenta os propósitos e descritores.

    Dentre os propósitos, as maiores dificuldades se focalizam no manuseio de ferramentas tecnológicas (seu portfólio não evidencia o uso de diversas ferramentas, se resumindo à escrita; insuficiência na relação teoria/prática (não há exploração dos textos, dos conceitos trabalhados, relação teoria/prática,etc.); falta de evidências acerca das temáticas que envolvem a disciplina (não há reflexão sobre os 3 textos trabalhados até o momento), não há a presença da pesquisa sobre tipologia e gêneros textuais, e, por fim, não atende ao propósito que indica a sistematização de produções para evidenciar os PROGRESSOS nas aprendizagens.
    Em relação aos descritores, de modo geral, identifiquei problemas em relação ao cumprimento dos propósitos gerais, ao cumprimento de prazos, ao processo de construção ao longo de semestre, à capacidade de análise/reflexão, à utilização de múltiplas linguages, à existência de materiais complementares relacionados às temáticas discutidas.
    Observe que as postagens não aconteceram processualmente. Elas foram feitas em 30/04, 14/05 e 31/05.

    ResponderExcluir