domingo, 31 de maio de 2009

Alfabeto...

Ola !!! Minhas amigas de classe.
Nesse momento gostaria de falar sobre o alfabeto em sala de aula; Em nossa pasta da xerox de TAE Português à uma reportagem da revista Nova Escola que trabalha exatamente esse tema, afinal para nós que estamos falando de alfabetização nada melhor que relatar sobre o assunto.

Essa reportagem nos mostra a importância do Alfabeto escrito em sala de aula:

· O Alfabeto deve ter uma boa localização em sala de aula (posição central).
· E utilizado em sala de aula desde o primeiro dia.
· Para a sua melhor visualização deve estar escrito com letras de imprensa em um tamanho grande para que todos possam ver em qualquer parte da sala.
· Não é o ideal que o alfabeto esteja acompanhado de enfeite para não confundir a criança.

Assim se segue as primeiras recomendações sobre a implantação do Alfabeto em sala de aula, ele deve ser entendido com um material de apoio ao aluno, que com alguma duvida poderá recorrer ao Alfabeto; Ele será um material a ser utilizado durante todo aquele ano,pois, e considerado um material de apoio ao aluno que esta adentrando ao mundo da escrita e encontra algumas dificuldades como: identificar a quantidade de perninhas do M e N, pode confundir a letra J ou G e assim sucessivamente.

Outro questionamento é que o professor precisa incentivar a criança a utilizar o Alfabeto, leva-lo a olhar as letras, encontrar aquela que ele esta procurando ou tem duvida, questiona-lo durante a atividade perguntando: onde se localiza tal letra? Qual e a letra que você acha que e? E assim automaticamente o aluno vai começar a se direcionar sozinho para sanar suas duvidas.

Dentro de sala de aula ele não pode ser considerado apenas um enfeite, ele é um material de extrema importância, pois se seguira com criança para sempre; Falando em enfeite a reportagem fala exatamente sobre esse detalhe, sobre conter muitas figuras em cima das letras alfabéticas

“ O Alfabeto desenhado não é o ideal, pois a associação com o desenho confunde a criança. Que nesta fase inicial de aprendizagem imita a escrita e ainda não consegue determinar com clareza o que é central e o que é periférico, o que realmente faz parte da letra e o que é somente um enfeite. Por isso qualquer elemento supérfluo acaba sendo reproduzido.”
Relata a coordenadora pedagógica Regina Scarpa

Então vamos tomar esse cuidado de não enfeita-lo apenas diferenciar as vogais das consoantes, esse trabalho pode ser feito apenas com a diferenciação através das cores.

O texto recomenda que o professor trabalhe primeiramente com as letras de imprensa maiúsculas de contornos limpos e que ocorra um bom espaçamento entre uma letra e outra para que não fique embolado. O trabalho com as demais escritas (imprensa minúscula, cursinha maiúscula e minúscula) pode se iniciar quando os aluno já tiverem uma noção do que a escrita representa e adentrar ao trabalho atividades com jornais, revistas, livros, gibis e etc.

Desejo Boa Sorte a todas ... fuiiiiii

Aline

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