quinta-feira, 14 de maio de 2009

aula: 01/05/2009

T.A.E. Portugues ( aula 01/05/2009)

Oi !!! Hoje vou falar um pouco sobre as minhas observações e anotações sobre o texto “Processos iniciais de leitura e escrita” .

Ao iniciar a leitura do texto verificamos uma historia (a de Lukas) que trabalha a idéia que a criança já possui um entendimento, já teve um encontro com o mundo da leitura mesmo antes dela estar na escola; A autora nos transmite a idéia de que essa criança tem uma leitura de mundo ao qual a cerca como por exemplo: o nome de um biscoito, de um chocolate, da rua onde reside, de uma loja ou mercado que se localiza próximo a casa dela, um produto que sua mãe utiliza muito em casa ou ate mesmo nela como um shampoo ou sabonete. Claro que esta criança não terá a noção de como codifica esse símbolos, que terá a ajuda de uma ilustração, formato de letra ou de cor para saber identificar o que esta escrito, mais o importante e dar atenção a esse esforço que ela apresenta e motiva-la a descobrir o que esta escrito, assim introduzindo-a da melhor forma ao mundo da leitura.

Na revista Nova Escola especial “Alfabetização”, orienta-se ao professor fazer um trabalho de sondagem em cima dessa realidade do aluno, fazendo com que ele escreva algumas frases ou palavras que façam parte do mundo que o cerca, do que ele tem contato continuo no seu dia-a-dia, assim você pode estar planejando melhor suas aulas e fazendo um breve diagnostico da sua turma e trabalhando com os fatores que a cercam para que haja um melhor entendimento e facilitação do trabalho.

Ao iniciar esse trabalho em sala de aula você pode começar a trabalhar com alguns gêneros que elas tem mais contato, como uma propaganda de um brinquedo, de uma loja de roupas popular, um revista, gibis, e ate mesmo os jornais que por mais que tenham um gênero mais adulto e informativo hoje todos tem um melhor acesso devido a facilidade de acesso ao produto ( afinal temos jornais que custam apenas 0,50 centavos).

Trazer texto coloridos, ilustrados e de que façam parte do mundo destes alunos facilitara o interesse dele pela leitura, todo o trabalho de identificação deve ser bem planejado para que não se caia em uma rotina em sala de aula ,pois, e a partir do desenvolvimento de um bom trabalho logo nesse inicio de alfabetização que vai ser um ponto chave para que essa criança se torne um bom leitor.

E quando falamos de um bom leitor ele pode se desenvolver a longo ou curto prazo, vai depender o seu esforço, da sua integração com o assunto, do trabalho realizado pelo professor que por sua vez tem que ter a visão de que cada criança tem seu tempo para desenvolver uma boa leitura, que se realize com clareza dos sons das letras, que ele saiba identificar que letra esta lendo, saiba diferenciar algumas letras com g/j, p/b e assim sucessivamente.

Nesse texto gostaria de relatar um pouco sobre o vídeo da Telma Weisz que se encontra no you tube e tem como titulo “ As descobertas na alfabetização” parte 1,2,3 e 4; Nele ela trabalha , nas duas primeiras partes, com três crianças Adriana, Roberta e Ricardo que estão nesse período de alfabetização e assim podemos observar alguns pontos que são trabalhados no texto como:

A dificuldade que a criança tem em escrever sobre um objeto ou animal que ela não conhece.


A relação que ele faz com o tamanho do objeto e o nome dela ( no vídeo Telma pede para Roberta escrever formiga e ela escreve FMG, tão pequeno como o animal).


Pode se observar que a criança repete a frase ou palavra cantando e por varias vezes seguidas.
Adriana escreveu vaca com apenas duas letras vc, ou seja, ela pensa que cada letra equivale a uma silaba.


Ricardo utiliza pequenos símbolos (como se fosse pauzinhos) em baixo de cada letra (que ele trabalha como se fosse silabas) para identifica-las.


Ricardo e Adriana trabalham apenas com as letras do seu nome, ou seja, ele utiliza muito a letra R (existe duas em seu nome) e Adriana a letra A ( Adriana tem três A no nome).


Adriana memorizou algumas palavras em que aprendeu na escola e só gosta de escreve-las como: gato, cavalo, baba ; Assim ele se torna uma copista.


Telma estimula as crianças através de perguntas como: como vamos escrever? Oque você acha que é t ou d? como você acha que se o li? E assim estimulando a curiosidade desse aluno.

Essas são algumas observações a serem identificadas nesse vídeo, espero que vejam e gostem da minha sugestão, pois o trabalho de Telma Weisz tem me ajudado muito nesse processo.
Obrigada... Aline

Um comentário:

  1. Não entendi... 1o. de maio foi feriado! Não tivemos aula neste dia! A reflexão do texto "Processos iniciais de leitura e escrita" restringe-se apenas à história de Lukas?? Em relação aos objetivos da leitura, o que pensou a respeito? O que entendeu sobre utilização dos diversos gêneros no início de alfabetização? Quais os gêneros que podem ser explorados na educação infantil? O texto também focaliza os objetivos da leitura... O que compreendeu? Assim, é importante que o texto seja explorado em sua totalidade... O que não foi realizado. A tarefa de análise/reflexão não se inscreve apenas ao resumo dos textos...

    ResponderExcluir